sábado, 5 de maio de 2012

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL


Editora Ibpex lançou livro de Marcos Meier e Gislaine Budel sobre educação especial



O evento aconteceu no dia 03 de maio de 2012 nas Livrarias Curitiba Megastore do ParkShopping Barigui, em Curitiba. 

Apesar de ser obrigatória no Brasil, a inclusão escolar ainda enfrenta muitas barreiras para acontecer de fato. Uma das principais dificuldades dos professores é a falta de conhecimento sobre o assunto e de elementos que os ajudem a realizar essa tarefa na prática, já que até mesmo as literaturas sobre essa questão são escassas.

Pensando nisso, a Editora Ibpex convidou dois dos principais estudiosos do tema para elaborar uma obra sobre a mediação da aprendizagem do aluno com necessidades especiais. Nasce daí a obra Mediação da Aprendizagem na Educação Especial, com autoria de Gislaine Coimbra Budel e Marcos Meier.

Marcos Meier é mestre em educação, psicólogo, professor de matemática, escritor, palestrante, e uma das maiores autoridades nacionais na teoria da mediação de Feuerstein.

Gislaine Coimbra é escritora, pedagoga, palestrante e referência nacional no trabalho com crianças com deficiência, pois atua junto a esse público há mais de 25 anos. Além da vasta experiência, Gislaine também tem se especializado nos conceitos feuerstenianos sobre como interagir para potencializar a aprendizagem.

A ideia central da Teoria de Reuven Feuerstein é a de que todo ser humano é modificável, desde que exista no ambiente de aprendizagem um mediador, ou seja, uma pessoa que interaja com o aprendiz, estimulando suas funções cognitivas, e, consequentemente, o desenvolvimento da inteligência, envolvendo todos os processos de aprendizagem.

A proposta da obra é, justamente com base na teoria da mediação da aprendizagem de Feuerstein, auxiliar o professor de alunos com dificuldades a melhorar as suas práticas em sala de aula e aumentar a aprendizagem desses alunos.

FAQ
Ao final do livro, os autores montaram uma espécie de FAQ com as principais queixas dos professores sobre as dificuldades que os alunos apresentam para aprender o conteúdo em sala de aula.  Entre outros itens, existem sugestões para trabalhar com alunos que aprendem o conteúdo na hora, mas em seguida esquecem. Também existem informações sobre como ensinar o aluno com ou sem deficiência, além de questões sobre medicamentos e atendimentos especializados. 

Segue uma pequena declaração de apoio aos professores que está na página 32 do livro:

Desde já queremos afirmar que compreendemos as dificuldades que os professores passam em função da falta de apoio da sociedade e do Estado. Lutaremos sempre para que sejam valorizados, incentivados, mais bem remunerados e protegidos de tudo aquilo que possa tirar deles a vontade de transformar vidas.
Este livro é para você, professor, que recebeu um aluno com deficiência em sua sala de aula e quer fazer tudo o que estiver ao alcance para que ele seja incluído de verdade e possa aprender da melhor forma possível.
Esperamos de coração que a desvalorização da função docente seja superada em nosso país e que os responsáveis comecem a agir. Este livro é uma pequena contribuição para que a educação de alunos com deficiência seja levada mais a sério e possa trazer benefícios a toda a sociedade. A proposta principal é que os frutos da mediação da aprendizagem da teoria de Feuerstein sejam colhidos pelas crianças com deficiência tanto quanto pelas outras. Escrevemos esta obra na esperança de que possa ser útil a você, professor, que acredita no ser humano e na capacidade que este tem de se desenvolver.


Atenção: O livro terá um lançamento nacional na maior feira de educação da américa latina:
Educar Educador
16 a 19 de maio de 2012
A manhã de autógrafos será no dia 17 de maio das 10h15 às 12h00
e a tarde de autógrafos será no dia 18 de maio  das 16h15 às 18h00
http://www.futuroeventos.com.br/educar/

O livro fala sobre:
Feuerstein e a educação especial
Feuerstein e inclusão
Mediação da aprendizagem
Inclusão de alunos com deficiência
Inclusão de alunos especiais
Inclusão de crianças com deficiência
e uma série de outros temas relacionados.

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